© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

América do Sul Parte 4 | Deserto do Atacama

06.11.2017

31/12/2012  - Terceiro dia no Deserto do Atacama

 

E o dia hoje começou muito cedo. Às quatro da manhã já estávamos de pé esperando a van do tour para irmos ao passeio no Geyser del Tatio, Piscina Geotermal e Pueblo de Machuca. Mas antes de começar, depois de pegar todas as pessoas que vão no tour, eles param em uma casinha no caminho para tomar café, aproveite esse momento para se aquecer, já que faz muito frio.

 

Como em todos os lugares em que passei, esse também foi incrivelmente lindo. Os Geysers são formados quando rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes. O passeio começa super cedo porque é quando a temperatura ambiente e da água estão em contraste, então por isso rola os jatos de água e os vapores saindo dos buracos no chão, e o que vemos é um verdadeiro espetáculo da natureza.

 

Depois passamos pela Piscina Geotermal, a temperatura da água era de 35°C e fora dela estava – 5°C. A gente podia entrar se quisesse, mas o frio era demais e eu não tive coragem de ficar de biquini nem por segundos. Eu aconselho quem for fazer esse tour, se preparar para o frio, eu só vesti duas leggings e senti muito frio nas pernas, por isso, eu dava umas voltinhas, tirava foto e corria para a van para me aquecer, depois saia mais um pouquinho, mais alguns clicks e corria novamente para a van.

 

 

Seguimos para Pueblo de Machuca. É um pequeno povoado no meio do deserto. O tour dá uma parada para comer as famosas empanadas, churrasquinho de llama acompanhado de um delicioso cafezinho, que são feitos pelas poucas famílias que ainda moram lá. A paisagem é incrível, até parece de mentira, que foi criado para ser um cenário de filme. O passeio terminou às 12h e a van nos deixou de volta no hostel.

 

 Curiosidades e dicas sobre esse passeio:

 

- 4.000 metros de altitude
- Foi o passeio mais frio que fui

- A entrada no parque custa $5,000 pesos chilenos (que não está incluso no valor que você paga pelo passeio na agência) e tem desconto para estudante. 

- Se prepare para todas as estações: vá bem agasalhado, mas leve trajes para nadar e toalha (caso queira entrar na piscina aquecida)
- É aconselhado que esse passeio seja feito no último dia porque dessa forma você já vai se acostumando com a altitude e tem menos chances de passar mal. Tenha como você a folha de coca, encontra-se para comprar em várias lojinhas no centro de San Pedro. É excelente para ajudar a reduzir o mau estar causado pela altitude.

 

Chegamos no hostel, almoçamos e nos preparamos para o próximo passeio - Laguna Cejar e Ojos del Salar -  que iria começar às 16h. A Laguna Cejar é como o Mar Morto em Israel, devido a grande quantidade de sal você não afunda. São 30 metros de profundidade, mas até os mais amadores da natação podem tomar um banho ali sem medo. Ao contrário do frio que passei de manhã, na Laguna estava calor, então pensei “Vamos dar um tibum nesse sal ai”.

 

É divertido, mas não aguentei ficar por muito tempo dentro da água, eu tinha depilado as axilas no dia anterior e começou a arder (Hahaha). Assim que você sai e o sol te seca, seu corpo fica todinho branco por conta do sal, a sensação de grude é quinze vezes pior do que quando a gente sai do mar. Mas o nosso guia tinha jatos de água para a galera se lavar antes de continuar o passeio.

 

Seguimos para os Ojos del Salar, onde tem dois lagos que vistos de cima parecem dois olhos. Ali perto tem um enorme deserto de sal, de onde vimos o pôr do sol, comemos uns petiscos e brindamos com Pisco.

 

A noite teve uma festa de Ano Novo no hostel, prepararam muita comida e bebidas. Não aguentei ficar até tarde porque estava muito cansada por conta dos passeios durante o dia, mas foi muito legal. 

 

 01/01/2013 - Último dia no Deserto do Atacama

 

E no primeiro dia do ano de 2013, ficamos de molho no hostel, tiramos o dia para descansar, lavar roupa e recarregar as energias, saímos apenas para comer e dar umas voltinhas no centro de San Pedro.  

 

A Sexy Lady teve que ir embora, pois ela tinha que voltar à vida real - trabalhar. Foi muito triste ter que dar tchau para ela depois de tantas aventuras e desventuras que passamos juntas. Enquanto ela partia para o Brasil, a viagem continuaria para mim e para a Foguinho de Palha e nosso próximo destino seria... Salar de Uyuni na Bolívia, que contarei no próximo post.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload