© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

• Instagram Black Round

América do Sul | Parte Final Salar de Uyuni

07.07.2018

O terceiro dia dessa jornada em direção ao Salar de Uyuni, foi o mais esperado por mim, porque é quando a gente chega no deserto de sal propriamente dito.

Partimos do hostel pela manhã, estava um tempo agradável e ensolarado. A primeira parada foi a Ilha dos Cactos – no meio de um deserto de sal há uma ilha cheia de cactos. Eu estava particularmente ansiosa por essa parte do passeio, pois eu acho o cacto uma planta linda e faz de qualquer lugar uma paisagem impressionante. Aqui vão algumas fotos.

Depois de alguns minutos explorando a ilha voltamos para os jipes e paramos no meio do salar. Finalmente havíamos chegado no tal do Salar de Uyuni, o lugar que não se vê nada em volta a não ser sal, simplesmente incrível. Pelo fato de ser uma imensidão de branco por todos os lados, pode-se fazer fotos criativas, tem pessoas que levam objetos tipo um cara que eu vi que levou um boneco dos smurfs. É só usar a imaginação e o resultado são fotos muito loucas que parecem que foram feitas no photoshop. Só achei o tempo de parada pouco, quando a gente começou a ter várias ideias legais, tivemos que ir embora.

Logo em seguida, paramos para almoçar no primeiro hotel de sal construído no deserto de sal do Uyuni, o Hotel de Sal Playa Blanca.

Depois do almoço fomos ao Cemitério de Trens, que eu também estava ansiosa para ver. Seguem fotos.

E finalmente chegamos ao fim, todos os jipes partem para a cidade de Uyuni e nos deixam na agência de turismo. Esse passeio tem diferentes tipos de pacotes – como eu comentei no primeiro post – como o nosso voo de volta ao Brasil sairia do Chile, nós compramos o pacote de 4 dias e 3 noites, nesse caso, ao terminar o tour até o Uyuni o tour nos leva de volta para o Atacama no Chile. Porém, você tem também a opção de comprar outro pacote que são 3 dias e 2 noites, nesse você não volta para o Atacama, você fica na cidade de Uyuni e pode fazer o que os nossos amigos portugueses fizerem: pegar um ônibus até La Paz. De lá você pode terminar a viagem ou ir para outros destinos.

Quando chegamos na agência, em Uyuni, temos que preencher um pequeno formulário – deve ser algum tipo de controle de turistas. Dois dos meninos portugueses entraram e assinaram primeiro e eu assinei em seguida deles. No formulário tinha que preencher nome, país e idade. Foi quando eu bati o olho no preenchimento dos meninos e vi o campo de idade que eles tinham preenchido e dizia... “Idade: 20 anos”. Cutuquei a Foguinho de Palha e a Santinha de Longe na hora e disse “Dá uma olhada nisso aqui”. E para fechar a aventura dos três portugueses e as três brasileiras com chave de ouro, descobrimos que os garotinhos tinham mentido a idade, disseram que eram 3 anos mais velhos. Eu achei a maior piada, não sei por qual motivo eles fizeram isso, mas foi engraçado.

E com aquele ar de "foi bom enquanto durou" nos despedimos deles e ficamos esperando outro carro que iria nos levar para o hostel. Esse lugar foi o mais roots de todos, não tinha chuveiro – e la vamos nós ficar sem banho de novo – as janelas dos quartos eram todas quebradas, a gente cobriu a janela com a jaqueta da Foguinho de Palha e havia mosca morta por todos os lados. Além do lugar precário, foi bem triste essa última noite sem os nossos amigos novinhos, ficou um clima nostálgico no ar.

Na manhã seguinte, tomamos café e partimos de volta para o Chile, foi um longo dia de viagem, e uma longa espera para passar pela fronteira do Bolívia com o Chile.

Eu e Foguinho de Palha descemos na cidade de Calama, e a Santinha de Longe ficou na van pois ela ia para San Pedro. Pegamos o ônibus para Antofagasta.

Ficamos 3 dias em Antofagasta. Só fomos para lá porque era a cidade mais próxima do Atacama que tinha voos para o Brasil. Cidade consideravelmente grande, mas muito interessante pra fazer e o pior: bem cara. Ficamos num hotel, o mais barato que achamos, passeamos no mercado de peixe e fizemos  compras em um shopping que havia por perto. No último dia, fazendo as malas, percebemos que tinhamos exagerado um pouco nas comprinhas!

E foi assim que nossa aventura pela América do sul terminou. Essa viagem foi definitivamente uma das melhores que já fiz. Amantes de viagens: eu recomendo muito esses destinos!

Aqui vai um vídeo feito pela Foguinho de Palha com as filmagens que fizemos durante a viagem, está bem amador, mas pra mim é precioso <3

Informações extras:

* Essa viagem foi feita em Dez/Janeiro de 2011/2012
* O dólar na época estava em torno de R$2,00

* Encontrei um link no google bem interessante que tem um resumo bem legal do itinerário. O link é de uma agência que faz esse passeio (mas não é a mesma agência que eu fui) estou compartilhando pois achei bem útil para quem está planejando fazer essa viagem. Clique aqui para ver.