© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

Visto K1 | Como dar entrada e como é o processo | A minha experiência

03.11.2018

 

O que é o visto K1?

 

PS: todos os links relacionados estão no final do post.

 

Namorar à distância cansa, os contratempos de um relacionamento multicultural são maiores ainda, pois vc está de um lado do mundo e seu love do outro, então quem está pensando em entrar nessa, aconselho, tenha certeza de que vc gosta muito porque o negócio é sofrido.

Mas se vc está com uma pessoa que te faz bem vai fundo e em frente, porque afinal das contas, tudo dará certo.

Em outro post conto como conheci meu boy e como chegamos ao ponto de nos casarmos. Mas agora vou abordar apenas o processo do visto K1.

Já assistiu aquele programa chamado 90 Dias para Casar? Não?

Se trata de um reality show que mostra cidadãos americanos que desejam se casar com uma pessoa estrangeira. Então esse cidadão precisa solicitar um visto chamado K1 que possibilita seu respectivo estrangeiro viaje aos Estados Unidos para aí então poder se casar dentro de um prazo de 90 dias.

E euzinha, essa que vos fala, passei por esse processo. Não, não vou aparecer em um reality show, mas sim, meu boy é americano e nós solicitamos esse visto. E nesse post contarei tudinho pra vcs. Quem pode pedir esse visto, como pedir, os prazos, as taxas enfim, todos os detalhes da minha experiência pessoal.

 

No meu canal no YouTube também tem um vídeo explicando tudinho, caso vc prefira assistir vídeo a ler, CLIQUE AQUI! 

 

Passo 1 - O cidadão (ã) americano (a) dá entrada no visto

O cidadão americano precisa acessar o site da imigração americana e preencher o formulário I-129F, pagar uma taxa de USD$536 (esse valor foi quando aplicamos em Outubro de 2017, essa taxa pode ser ajustada, entao certifique-se no site da imigração quanto é na data que vc estiver solicitando esse o visto), entao vai mandar para o USCIS juntamente com cópias alguns documentos pessoais como certidão de nascimento, Social Security (cpf deles), antecedentes criminais do peticionário (o cidadão americano), mais as evidências de que o relacionamento de vcs é verdadeiro (tipo, fotos, passagem de avião da vezes que vcs se viram, carta assinada pelos dois contando a história de vcs e assinada. Etc.)

Esse formulário é extenso, pede muitas informações, sobre você e o peticionário (seu love).

Meu noivo levou o formulário e todos os outros documentos para um advogado de imigração para que ele conferisse se estava tudo certo antes de enviar para o USCIS (a imigração americana), mas não é obrigatório que vc consulte um advogado. Foi um pacote de tantas folhas de formulário, fotos, xerox, etc que parecia um livro.

 

Passo 2 - Confirmação de Recebimento 

Depois de aproximadamente 1 mês (Novembro de 2017) que enviamos nosso “pacote” o USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) enviou uma carta para o endereço do meu noivo avisando que nosso pedido tinha sido recebido e que estava sendo analisado.

 

Esse é o tal do NOA 1 (notice of action) que é simplesmente uma confirmação que seu processo foi recebido com sucesso e vai começar a ser analisado. Nessa carta terá o número do seu processo. Que vc vai usar pra acompanhar seu andamento pelo site do USCIS, ou quando vc ligar para a imigração.

Nessa fase vcs dois vão precisar de muita paciência, são meses sem notícia do visto e mesmo ligando para o USCIS, ou verificando no site eles não informam a previsão de quando o visto vai ser aprovado. Tem o site Visa Journey, que não é o site official da imigração, mas ele é atualizado com mais frequência do que o site official. Vc pode fazer um cadastro nele, ou pode só acompanhar os casos de outras pessoas e as estatísticas dos prazos que estão rolando no momento que vc esta aguardando o seu processo. Tenho um amigo (que inclusive me ajudou com alguns sites, pq eu mesma nem sabia) que ele acompanhou o caso dele pelo Visa Journey e os prazos dele bateram certinhos com o site.  

 

Mais uma coisa… tem grupos no Facebook de brasileiros passando pelo processo do visto K1, entre nesses grupos pois tem muita informação e muita gente que pode te ajudar. 

 

Seu love pode ir te visitar no Brasil durante esse processo e se vc tiver o visto americano de turista, vc também pode ir visitar seu love nos Estados Unidos também, só fique atento (a) para não passar do tempo permitido, ficar no país ilegal e arruinar seu processo do visto K1.
 

O Matt (meu boy) não foi nenhuma vez no Brasil pq ele estava em treinamento na marinha todo o tempo que nosso visto estava sendo processado, eu que visitei ele nos Estados Unidos todas as vezes.

 

Passo 3 – Visto aprovado


Em Maio de 2018 meu noivo recebeu uma carta do USCIS (o NOA 2 chamado também de I-797) dizendo que nosso processo finalmente havia sido APROVADO e encaminhado para o NVC (National Visa Center) Ou seja, levou 6 meses para que o centro de imigração dos Estados Unidos aprovasse nossa petição (visto).

 

Foi emocionante quando recebemos essa carta porque eu estava nos Estados Unidos visitando ele, e como ele é militar e não tinha um endereço fixo, colocamos o endereço da mãe dele como referência no processo, ela ligou pra ele e contou e nós estávamos no hotel, ele desligou o telefone e pegou uma cartinha que eu tinha feito pra ele, que dizia “só abra quando nosso visto for aprovado”, ele começou a abrir na minha frente então me toquei e ele disse “nosso visto foi aprovado” ele começou a ler a cartinha e foi tão bonitinho que ele começou a chorar, dai peguei a carta da mão dele e li o resto, também não aguentei e comecei a chorar. 

 

O NVC (um outro departamento que vai organizar o seu processo) vai gerar um outro número para o seu processo, esse número começará com RDJ e mais uma sequência de 10 números.

 

Então, nessa fase aqui, vc vai começar a fazer contato com o NVC para saber que pé está o seu processo e saber o número do RDJ do seu processo (eles VÃO te enviar mas caso demore, pode entrar em contato com eles)

 

Eles demoram mais ou menos 4 semanas (no mínimo) para encaminhar seu processo para o consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. (O meu demorou um pouco mais pq eu mudei de endereço e eles não atualizaram e quase mandaram o processo para o consulado de Sydney, pq eu estava na Austrália quando o processo começou) mas no geral são 4 semanas.

 

Para saber notícias do seu processo nessa fase vc pode:

 

1. Ligar para o NVC, ou mandar email.

 

2. Entrar em contato direto com o consulado do Rio através do email deles perguntando se o seu processo já foi recebido por eles (PS: eles respondem super rápido).

 

3. Acessar o site da imigração – aqui só quando vc tiver o RDJ

 

PS: todos os links estão no final desse post


No meu caso, nós ligávamos todos os dias para o NVC perguntando se nosso processo já tinha sido enviado para o Rio e os atendentes não sabem de nada, então eu aconselho que vcs peçam pra que o supervisor do call center retorne a ligação, eles sempre retornam, podem acreditar.

 

Passo 4 - O processo chega ao Brasil

 

Em 12 de Julho de 2018, recebi finalmente um email do consulado do Rio informando que o processo tinha sido recebido por eles e com as instruções para preencher o formulário do visto (DS-160), marcar a entrevista e os exames.

 

Finalmente estávamos na reta final desse visto. Aqui vc que vai ter todo o trabalho.

 

  1. Vc vai começar a juntar todos os documentos necessários. – Minha dica aqui é, já pede pro seu noivo (a) preencher o formulário I-134 e providenciar o holerite dele (a) e o recibo de declaração de imposto e enviar pra vc no Brasil  porque vc vai precisar levar no dia da entrevista no Rio.

  2. Vc vai preencher o formulário D-160 pelo site da imigração. Vc vai pagar a taxa do visto (que é em torno de $260 dólares que eles chamam de MRV. 

  3. Vc vai se registrar no site do consulado para agenda a sua entrevista.

  4. Sabendo a data da sua entrevista, ligue no consultório do médico credenciado pelo consulado americano e marque a sua consulta. Eu fiz a minha consulta com o Dr. Paulo, em SP. Eu consegui marcar para 20 dias depois que eu liguei

  5. Pronto, agora é a hora da entrevista no Rio.

 

Passo 5 - Entrevista no Rio

 

Chegue cedo, confira mil vezes se esta levando TODA a documentação solicitada. A minha entrevista foi as 8 da manhã eu cheguei as 7h30, e sai de lá as 10h30. Vc passa por um cara na porta primeiro, ele recolhe e confere seus documentos, em seguida vc é chamada para recolher as impressões digitais e por último o consul te chama para a entrevista mesmo, que é super rápido, a minha durou menos de 10 minutos. 

 

A mulher me perguntou só onde eu conheci o Matt, se ele foi me visitar no Brasil, e quando demos entrada no visto K1. E pronto.

 

Eu escolhi receber o passaporte em casa (mas vc pode também ir pegar pessoalmente no consulado do Rio) mas como sou de São Paulo, não ia ficar la no Rio esperando. Menos de 2 semanas depois da entrevista meu passaporte chegou em casa com o visto e 4 dias depois eu embarquei para os Estados Unidos e apenas um dia depois que eu cheguei, eu e o Matt nos casamos.

 

Para finalizar, segue a timeline do meu processo:

 

Jurisdição: Califórnia (tem outras jurisdições mas não sei dizer o que define onde seu visto sera processado)
 

04/10/2017 Envio do processo

04/11/2017 Recebi NOA1

20/05/2018 Recebi NOA2

13/06/2018 Soube o numero do RDJ

07/07/2018 Soube a data da entrevista

21/08/2018 Entrevista

29/08/2018 Recebi Passaporte

03/09/2018 Viagem para os USA

04/09/2018 Data do casamento

 

TOTAL: 10 meses de espera.

 

É isso ai! Espero que esse vídeo tenha ajudado a vc que esta passando por esse processo. Desejo muita boa sorte e que no final o amor sempre vence. Awwww que brega! Hahahha

 

LINKS RELACIONADOS:

 

 

O que é o K1 visa? https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/immigrate/family-immigration/nonimmigrant-visa-for-a-fiance-k-1.html

 

Aplicando para o K1 visa (formulário I-129F): https://www.uscis.gov/family/family-us-citizens/visas-fiancees-us-citizens

 

Documentos necessários para enviar junto com o I-129F: https://www.uscis.gov/uscis.gov/m-1151 (clicar em Filling Checklist) 

 

Checar o status do processo depois do recebimento do NOA 1: https://egov.uscis.gov/casestatus/landing.do

 

Aplicativo para chegar o status do visto depois do recebimento do NOA1 para Iphone: https://itunes.apple.com/us/app/case-tracker-for-uscis/id921827126?mt=8

 

Para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.saldous.usciscasetracker&hl=en_US

 

Contatos do USCIS: https://www.uscis.gov/about-us/contact-us


Visa Journey: https://www.visajourney.com/

 

Grupos no Facebook: https://www.facebook.com/groups/vistokamericano/  e https://www.facebook.com/groups/unidospelovistok1/

 

NVC (National Visa Center) contatos: 603-334-0700 ou email: ASKNVC@state.gov

 

E-mail do Consulado Americano no Rio de Janeiro: immigrationRio@state.gov

 

Checar o seu status do processo com o número do RDJ: https://ceac.state.gov/ceacstattracker/status.aspx

 

DS-160: https://ceac.state.gov/genniv/

 

DS-160 passo a passo: https://www.solicitandovistoamericano.com/ds-160-visto-americano-formulario-passo-a-passo/

 

Agendamento da entrevista: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/iv/information/iv_services

 

Lista de documentos para providenciar quando seu visto for aprovado: https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/immigrate/family-immigration/nonimmigrant-visa-for-a-fiance-k-1.html (clicar em Required Documentation)

 

Médicos credenciados pela embaixada americana: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/instrucoes-para-os-exames-medicos/

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload