© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

Como Aprender Inglês Sozinho

19.06.2019

Aprender uma nova língua não é fácil e esse texto não é um milagre, depois de lê-lo você não sairá falando inglês fluente, mas eu prometo que depois de ler as dicas que preparei, você vai se sentir motivado à colocar a mão na massa e aprender inglês de uma vez por todas.

 

Assista também o vídeo no meu canal:

 

 

Existem vários estudos que mostram quantas horas você precisa estudar para chegar ao nível de fluência em um idioma. No caso da língua inglesa, para concluir o nível básico, geralmente leva-se 180–200 horas de estudos, intermediário de 350–600 horas, e o avançado de 700–1,200 horas de estudos.

 

Essas horas variam conforme a língua que você quer aprender, o quão motivado você está para aprender essa língua e qual método você escolheu para aprender a língua.

 

Pode parecer que não, mas o inglês é considerado como uma língua fácil de aprender. Enquanto alemão é considerado nível médio, russo nível difícil e o !xóõ, que é uma língua africana que a comunicação se dá por estalos feitos com a língua no céu da boca, é considerada uma língua quase impossível de aprender. Então dizer que você ainda não aprendeu inglês porque é muito difícil, taí uma desculpa que você não pode mais usar.
 

Conforme o Common European Framework of Reference for Languages (CEFRF) os níveis de aprendizagem de uma língua são separados em A, B e C. E cada um desses níveis tem dois sub-níveis, são eles, A1 e A2, B1 e B2 e C1 e C2. Sendo o A1 o mais básico, ou seja, alunos iniciantes, e o C2 um aluno que chegou ao avançado e já usa a língua em praticamente todos os aspectos. 

 

Agora voltando ao assunto de quantas horas você precisa estudar, vamos focar em atingir o nível de comunicação, que é quando você consegue entender e ser entendido (mesmo cometendo erros) que é o nível B2. 

 

É importante ressaltar nessa fase que, se comunicar com sucesso não significa falar inglês perfeito. Se, mesmo com certos erros, você consegue fazer com que um garçom nativo da língua inglesa entenda que você quer comer um hambúrguer sem picles e uma Coca zero e consequentemente entender quando ele te fala que não tem coca, só tem Pepsi, pronto! Você falou e entendeu inglês, o que significa que você consegue se comunicar na língua com sucesso. 

 

Claro, tem certas ocasiões que um aluno do nível B,  vai sentir dificuldade ao se expressar e/ou entender, mas de um jeito ou de outro, no dia-a-dia básico, nesse nível, sua comunicação será feita com sucesso. Mas caso sua intenção é aprender inglês para tirar um determinado certificado de proficiência, como o TEFL, IELTS ou Cambridge, você terá que estudar bem mais que o nível B para ser considerado um falante fluente de inglês.

 

Creio que a maioria de vocês, que me seguem nas redes sociais, querem aprender inglês para viajar, trabalhar ou apenas porque gosta da língua, portanto, não de preocupe com certificados, horas de estudos ou perfeição ao falar. Foque apenas em se comunicar.

 

Existem vários métodos e metodologias para aprender uma língua, há gente que prefere ir à uma aula tradicional em uma escola. Há gente que prefere o one-on-one, que são as aulas particulares. Tem pessoas que não conseguem aprender sem a tradução, já outros preferem aprender naturalmente como aprenderam português quando eram crianças. E qual é o melhor jeito de aprender? Não existe um melhor ou pior, existe o qual se adapta melhor ao seu modo de aprendizagem.

 

Nesse artigo juntei algumas dicas para você aprender inglês sozinho, para você que está com a grana curta e não pode pagar um curso ou um professor particular, ou até mesmo você que já faz um curso porém quer ver resultados mais rápidos, portanto, quer também estudar sozinho.

 

 

Agora que você já entendeu um pouco sobre o aprendizado da língua inglesa, vamos às dicas:
 

  • Acesse esse link e cadastre-se já para participar do grupo de WhatsApp e Facebook que eu e a minha amiga Inês criamos. 
     

  • Tenha um caderno onde você pode escrever como foi seu dia, tipo um diário e anotar as palavras ou frases novas que você aprendeu no dia.
     

  • Configure seu celular, tablet e qualquer aparelho eletrônico para inglês.
     

  • Baixe aplicativos para o seu celular.
     

  • Pegue um amigo ou amigos pra conversar em inglês. Com certeza você tem alguém que também está aprendendo inglês, combine de falar só falar em inglês.
     

  • Ouça inglês sempre que puder: em filmes, música, podcasts etc. Se você é daqueles que só escuta música em português, mude esse hábito já!
     

  • Leia a letra das músicas e assista os filmes e séries em inglês com legendas em inglês, isso vai melhorar o seu nível de compreensão.  -  mas caso vc seja iniciante comece assistindo com as legendas em português e depois assista a mesma série ou filme com a legenda em inglês e vai fazendo isso até não precisar mais das legendas. 
     

  • Assista canais no YouTube de dicas de inglês.
     

  • Treine textos com áudio.
     

  • Se interesse e pesquise sobre a cultura dos países de língua inglesa. Lembre-se que aprender uma língua é também aprender a cultura, se você não entende os hábitos dos países onde falam inglês, muitas coisas que você ver ou escutar não farão sentido, assim dificultando o seu aprendizado.
     

  • Não queira falar perfeitamente. Como citado acima, concentre-se em se comunicar, mesmo cometendo erros, entender e se fazer entender é o mais importante.
     

  • Leia livros e sites de notícias em inglês.
     

  • Faça exercícios de inglês online
     

  • Não se preocupe com palavras isoladas, quando estiver assistindo ou lendo algo em inglês e se deparar com palavras que você não conhece, se tiver tempo, procure o significado, caso contrário, prenda-se ao contexto , não é por causa de uma palavra que você não vai entender o resto.
     

  • Etiquete a sua casa toda com nome das coisas em inglês. Talvez sua mãe não goste disso, mas até ela vai acabar aprendendo.
     

  • Estude TODOS OS DIAS, separe pelo menos 30 minutos do seu dia para se dedicar ao inglês.
     

  • Mantenha em mente que tradução nem sempre funciona. Não tente traduzir palavra por palavra, muitas vezes o que a gente fala em português não é exatamente o que os nativos da língua inglesa também falam. Você precisa ENTENDER a língua e não traduzi-la.
     

  • Divirta-se porque aprender inglês não deve ser um fardo e sim algo prazeroso. 

     

    É isso ai, espero que tenham gostado. Comente abaixo se essas dicas te ajudaram. 

     

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload