Valentine's Day é o C@&%0

Ontem foi Valentine 's Day aqui nos EUA, conhecido como dia dos namorados , que no Brasil é comemorado 12 de junho, aqui é comemorado no dia 14 de Fevereiro.

Photo by Simon Maage on Unsplash

SE PREFERIR, ASSISTA A LIVE QUE FIZ SOBRE ESSE ASSUNTO:



E nessa data sempre rola fotos de casal, poemas, declarações de amor e tal. E as pessoas que estão solteiras ficam só lamentando e chorando que não tem um cobertor de orelha para exibir nas redes também.


Bom, eu já estive nas duas posições, de ter alguém no dia dos namorados e postar nas redes e de ser a solteira lamentando estar sozinha no dia dos namorados.


Mas hoje eu não sou nem uma, nem a outra. Como assim?


Tem um certo peso para quem não tem ninguém, né? Parece que as pessoas olham para uma pessoa solteira como se ela não fosse completa, como se estivesse faltando algo nela, como se você fosse automaticamente infeliz por não ter um companheiro/companheira. Sempre rola aquela pergunta "e os namoradinho?" e para mulher, principalmente na casa dos 30, essa cobrança e pressão é ainda maior. Parece que se vc é mulher nessa idade vc obrigatoriamente tem q estar em um relacionamento.


E essa pressão pode ser bem cruel e maldosa. Rola muitos comentários do tipo:


  • vc é muito exigente/chata, por isso vai ficar sozinha.

  • tá solteira pq nenhum homem quer

  • encalhada

  • vai ser a velha cheia de gatos

  • é impossível ser feliz sozinha

  • vc é muito bonita/interessante para estar sozinha

  • quem vai cuidar de vc qdo vc estiver velha?


PORQUE EXISTE ESSA PRESSÃO?


Por conta da sociedade patriarcal que a gente vive. O papel da mulher é só esse mesmo: pra procriar, dar prazer ao macho, cuidar de tudo e todos. Só isso. Estudar pra quê? trabalhar pra quê? Ler pra quê?


Assisti uma live uma vez da psicanalista Manuela Xavier, super recomendo o IG dela, que ela cita alguns pontos que vou trazer aqui pois é muito pertinente a esse assunto.


Desde de pequena a gente é incentivada a encontrar "o príncipe encantado" e não somos estimuladas a:

  • subir de cargo

  • estudar

  • comprar nossas próprias coisas

  • fazer nosso próprio dinheiro


A gente é muito mais elogiada e parabenizada quando começamos a namorar, casamos, temos filhos, e muito menos quando subimos de cargo, conquistamos nosso apê, nosso carro, quando terminamos a facu.


Batemos muito mais palmas quando uma mulher fala "meu namorado me pediu em casamento" ou "tem 3 caras atrás de mim me querendo".


Por exemplo, aqui nos EUA, tem a cultura do anel de noivado, Quando o homem pede a mão da mulher em casamento, precisa dar um anel com uma pedra de brilhante, e quanto maior e mais caro a pedra for, maior o amor dele por ela. Então tem uma coisa de as amigas falarem "ah fiquei noiva" daí as amigas "aaaah deixa eu ver o anel" e então, celebram, fazem festa, saem para comemorar.



O AMOR CRISTÃO


O outro ponto discutido na live da Manuela , foi sobre o discurso do "Amor cristão". Que tem o seguinte discurso:


  • "o amor tudo supera"

  • o casal em Deus é mais forte que o mundo

  • o que Deus uniu o homem não separa

  • agarre esse homem porque Deus que colocou na sua vida


Essas construções e instituições (tipo a igreja) ensinam que a gente PRECISA ser amada por um homem, precisa ser escolhida, temos que estar o tempo todo provando que somos boa suficiente para sermos escolhidas. Porque a nossa autoestima é alimentada pelo fato de ser escolhida por um homem, como se, se um homem não escolher a gente significa que não valemos muito.


No relacionamento que eu tive, ele me falou assim uma vez:


"Eu tenho uma fila atrás de mim, só esperando vc vacilar" O que ele quis dizer com essa afirmação? Hoje eu sei, ele quis dizer que eu precisava provar pra ele o tempo todo o quanto eu era "melhor" e tinha que agradá-lo pra ele continuar me escolhendo sempre.


E daí por conta dessa pressão, a gente acaba aceitando porcaria. Cai em relacionamentos abusivos, casa e tem filhos com macho escroto. QUALQUER COISA, MENOS FICAR SOLTEIRA.


Hoje que estou fora daquele relacionamento tóxico, eu questiono tudo isso, eu penso "Estou solteira porque eu sou chata ou porque sou esperta demais e informada demais para aceitar boy lixo?"


Eu aprendi uma lição muito grande depois que passei por isso….


Eu nunca mais aceitarei migalhas, nunca mais aceitarei menos que o mínimo: homem que é gentil, cozinha, limpa a casa, é fofo e educado, essas coisas não são troféus, um cara não é especial porque ele te deu flores, te chamou de linda, fez a jantar. Isso é o mínimo. O cara cozinhar pra ele mesmo comer, ou limpar a privada que ele mesmo mijou nas bordas, isso é sinal que ele é um adulto funcional e respeitoso, só isso. Aceitar um cara que nem isso faz só pra não ficar sozinha? PARA DE SER DOIDA.


Quando eu tô nesses apps de relacionamento, eu analiso muito essas coisas. Vc acha que eu vou me trocar toda, me montar na roupa mais linda que tenho, fazer a make mais bapho, passar uma hora alisando o cabelo, depilar inteira, fazer sobrancelha e bigode, arriscar pegar covid, para encontrar um boy??? AHHHH MANO, O CARA TEM QUE VALER MUITO A PENA MESMO!


Agora pra quem namora, é casada etc e tals:


Se você encontrar uma pessoa bacana, ótimo, maravilha, curta muito, é muito bom estar na companhia de alguém agradável, companheiro, que te respeita, te apoia, esta ali pra te levantar e não pra te por pra baixo, um parceiro de vida. Curta muito.


Mas se você não tem um parceiro assim, minha amiga linda, seja feliz solteira, ninguém precisa de ninguém pra ser feliz não. Não deposite a responsabilidade de ser feliz em outra pessoa. Inclusive você precisa ser feliz sozinha primeiro pra ser feliz acompanhada.


Então as respostas para pessoas que enchem o saco de mulheres solteiras é a seguinte:


  • vc é muito exigente/chata, por isso vai ficar sozinha: UÉ NÃO TO PEDINDO PRA NINGUÉM ME AGUENTAR!

  • tá solteira porque nenhum homem quer: NENHUM? nenhunzinho mesmo? Poxa, olha minhas rugas de preocupação.

  • encalhada: to encalhada nos estudos, na grana, na curtição...

  • vai ser a velha cheia de gatos: não vejo problema em ter animais de estimação.

  • é impossível ser feliz sozinha: se vc acha isso faça terapia, tá me cheirando dependência emocional.

  • vc é muito bonita/interessante pra estar sozinha: Não. Sou muito bonita pra ser traída e desrespeitada.

  • quem vai cuidar de vc qdo vc estiver velha?: Como se outro velho do meu lado fosse fazer alguma diferença.

Quem vai cuidar de mim é o que eu tô plantando agora, estudando, fazendo meus corre, juntando dinheiro, pensando no meu futuro. O dinheiro não vai te abandonar, o dinheiro vai pagar pra vc o tratamento que vc precisará quando for velha, sua casinha dos sonhos, é o dinheiro investido no seu plano de aposentadoria é que vai cuidar de vc. O dinheiro sim, esse é amor incondicional.


Então HOJE eu não posto fotos de casal, porque não namoro, mas eu também não lamento por estar só. Eu quero é mais!